Comitê de Investimentos discute a rentabilidade das finanças
Nº 811 24/06/2021
O Comitê de Investimentos da Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) reuniu-se, nessa quarta-feira (23), para a realização da 20ª sessão ordinária de 2021, última do mês de junho.
Com encontros semanais, o Comitê é o órgão responsável por auxiliar nas tomadas de decisões acerca dos investimentos e das movimentações financeiras da autarquia. Realizada em formato híbrido - com membros participando presencial e remotamente (por meio da plataforma Zoom Meeting) -, a reunião respeitou o distanciamento social e todos os outros protocolos sanitários relativos à pandemia de Covid-19.
Além dos cinco integrantes do Comitê - Márcia Oliveira (presidente), Diogo Pereira (secretário), Antonio Martinez, Gilson Campos e Alexandre Costa -, a reunião contou com a presença de Donizete dos Santos (presidente da Funprev), Luiz Macedo (economista da Fundação), José Santos (membro do Conselho Curador) e David Françoso (presidente do Conselho Curador).
Para iniciar o encontro, o Comitê consultou as rentabilidades parciais no mês de junho dos principais parâmetros de rendas fixa e variável, tendo como base as informações obtidas na plataforma da empresa de Consultoria Crédito & Mercado. Verificou-se uma performance negativa nos indicadores de renda fixa e positiva na principal referência da renda variável, o Ibovespa.
Em seguida, com os autos do Relatório do 1º trimestre 2021, pontuou-se a evolução positiva dos fundos Bradesco Selection FIA e Sulamérica Equities FIA. Já considerando a proximidade do encerramento do 2º trimestre, o Comitê decidiu manter o monitoramento dos fundos e avaliar os resultados da rentabilidade de ambos após o fechamento do semestre.
Sobre os Boletins Financeiros de 2021, o Comitê tomou ciência da manifestação do Núcleo de Investimentos em relação aos desenquadramentos ocorridos nos fundos multimercados e no fundo Caixa Brasil IDKA IPCA 2A. Também foi apresentada a análise das sugestões do órgão ao Conselho Curador sobre a correção dos percentuais da carteira.
O secretário do Comitê também informou que durante o mês de junho os recursos repassados pelo município, referentes às contribuições previdenciárias, já foram transferidos para a conta de benefícios junto ao Banco Bradesco e, por si, já corrigem esses percentuais.
Em relação à solicitação do Núcleo de inserir as justificativas no Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social (CADPREV) - tendo em vista que o desenquadramento acarretará na notificação de alerta por parte da Secretaria de Previdência -, o Comitê entendeu plausível mencionar que o volume que superou o limite da Resolução, além de baixo, foi momentâneo devido aos créditos da Prefeitura de Bauru para a Funprev terem ocorrido no final do mês de maio e que tais valores já foram adequados no mês de junho, sem prejuízo operacional ou financeiro à Fundação.
Diante do exposto, o órgão verificou a aderência da carteira de investimentos à Política de Investimentos, com exceção desses desenquadramentos (que serão corrigidos com as movimentações a serem aprovadas pelo Conselhos Curador) e encaminhou-se o processo aos Conselhos para a aprovação do relatório de maio nos termos do manual do pró-gestão.
Por fim, analisou-se o fluxograma referente à elaboração e aprovação da Política de Investimentos, parte do Plano de Ação Anual do Comitê. Aprovado, o manual deve ser encaminhado para os setores responsáveis, conforme ofício nº 11/2021 da Presidência da Funprev.
Comitê de Investimentos discute movimentações nos fundos da Funprev...
O Comitê de Investimentos da...
Conselho Curador aprecia PL de readequação da Contribuição Previdenciária...
Em reunião extraordinária, o Conselho...
12ª sessão do Conselho Fiscal ocorre nesta segunda...
Nesta segunda-feira (14), os membros...
Em reunião, Conselho Curador discute demandas do mês de...
Na última quinta-feira (10), os integrantes...
Comitê de Investimentos realiza 18ª sessão ordinária de 2021...
Órgão responsável por auxiliar nas tomadas...
Última reunião de maio do Conselho Fiscal ocorre nesta...
Com encontros quinzenais, o Conselho...
Conselho Curador da Funprev realiza a 10ª sessão ordinária...
Responsável pela autorização das ações...
Conselho Fiscal reúne-se pela 10ª vez em 2021...
Responsável por verificar o cumprimento...
Ocorre a 9ª sessão ordinária do Conselho Curador...
Com encontros em semanas alternadas, o Conselho...
9ª sessão ordinária do Conselho Fiscal ocorre nesta sexta...
Na manhã desta sexta-feira (30),...