Comitê de Investimentos inicia trabalhos de 2026
Nº 1303 16/01/2026
O Comitê de Investimentos da Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) realizou a primeira reunião ordinária de 2026 em formato híbrido, nesta quinta-feira (15) e teve a participação do economista Luiz Gustavo Peres Macedo.
O Comitê verificou as rentabilidades parciais do mês de janeiro, dos principais indicadores do mercado financeiro, com data base em14/01/2026. O Comitê observou retornos negativos no mês nos indicadores de renda fixa de médio prazo e no S&P (investimentos no exterior). Os demais índices de renda fixa e o Ibovespa (ações) apresentam rentabilidade positiva.
Em seguida, o Comitê tomou ciência do ofício n.º 076/2025 da Presidência da Funprev e do Relatório de Fiscalização emitido pelo Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCE/SP. Em relação ao apontamento direcionado ao Comitê de Investimentos, os membros apontam que serão providenciadas as cópias digitalizadas dos documentos que comprovam o atendimento aos requisitos apontados pelo TCE/SP e as justificativas necessárias que serão enviadas à Procuradoria-Geral dentro do prazo solicitado.
Em relação ao processo que trata dos recursos do aporte do déficit referente ao ano de 2020, o Comitê não vê impedimentos na movimentação sugerida pelo Núcleo de Investimentos. O processo foi encaminhado para a Presidência da Funprev para conhecimento, com a sugestão de envio ao Conselho Curador para deliberação.
O Comitê recebeu a manifestação do Núcleo de Investimentos sobre a amortização semestral dos cupons de juros dos títulos públicos federais com vencimentos em 2030 e 2040 e concorda com a sugestão do Núcleo em aplicar o valor, que será amortizado, no fundo de renda fixa do Banco BTG.
O Núcleo de Investimentos encaminhou o relatório da análise trimestral dos investimentos e os membros do Comitê verificaram que os fundos e ativos que compuseram a carteira da Fundação no 4º trimestre de 2025 apresentaram rentabilidade satisfatória conforme os critérios estabelecidos na Política de Investimentos. O Comitê avalia que o desenquadramento em relação aos valores aplicados nos dois fundos administrados pela Caixa Econômica Federal, que superaram momentaneamente o limite estabelecido na Resolução 4963/2021, devem retornar aos percentuais permitidos conforme está estabelecido na Resolução. Caso sejam necessárias novas movimentações, os membros sugerem o monitoramento do fluxo de caixa pela Divisão Financeira.
O Comitê avalia que embora o percentual aplicado na Caixa Econômica Federal esteja em 42,60%, a Política de Investimentos prevê que pode haver exceção por conta dos recebimentos de recursos referentes aos aportes do déficit atuarial, sem prejuízo de recomendação de realocação e distribuição entre as demais Instituições Financeiras. Mas a decisão deve ser deliberada pelo Conselho Curador, como ocorreu em situação semelhante em 2025.
Na sequência, o Comitê tomou ciência da nova Resolução do Conselho Monetário Nacional e da Portaria do Ministério da Previdência Social 2582/2025. A Portaria prorrogou o prazo de envio do Demonstrativo de Política de Investimentos - DPIN 2026 até 30 de abril e estabeleceu a necessidade de realizar as adequações da Política de Investimentos a partir de 1° de fevereiro de 2026.
O Comitê tomou ciência da manifestação do Núcleo de Investimentos sobre a transmissão do DPIN, que havia sido aprovado pelo Conselho Curador a fim de manter regulares todos os critérios de emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária. Após o recebimento do processo, o Comitê retomará, a partir da próxima reunião, as discussões de adequação da Política de Investimentos em conformidade com a nova Resolução, visando cumprir os novos prazos estabelecidos.
O Comitê ainda tomou conhecimento do recebimento do repasse do Comprev, referente ao mês de novembro de 2025, no valor de R$ 1.370.606,42. O montante foi aplicado no fundo BB DI Títulos Públicos em conta corrente específica para créditos dessa natureza.
A próxima reunião está agendada para 22/1, às 9h. A íntegra da ata está disponível em: http://www.funprevbauru.sp.gov.br/new/transparencia/ata/comite-de-investimentos
Conselho Fiscal realiza primeira reunião do ano...
O Conselho Fiscal da Fundação de Previdência dos...
Conselho Curador realiza primeira reunião de 2026...
O Conselho Curador da Fundação de Previdência dos...
Funprev Bauru abre inscrições para vagas de estágio...
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais...
Aniversariantes de janeiro devem realizar Censo Cadastral e Previdenciário...
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais...
Conselho Fiscal realiza última reunião do ano...
O Conselho Fiscal da Fundação de Previdência dos...
Conselho Curador aprova política de investimentos para 2026...
O Conselho Curador da Fundação de Previdência dos...
Comitê de Investimentos finaliza política de Investimentos para 2026...
O Comitê de Investimentos da Fundação de Previdência...
Funprev apresenta resultados de 2024 em audiência pública...
o, Donizete do Carmo dos Santos, que, com...
Funprev realiza Audiência Pública nesta quarta-feira (17)...
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais...
Comitê acompanha elaboração da política de investimentos...
O Comitê de Investimentos da Fundação de Previdência...
Pesquisar Notícia
Notícias Relacionadas
-
Comitê de Investimentos inicia trabalhos de 2026
- 16/01/2026
-
Conselho Fiscal realiza primeira reunião do ano
- 12/01/2026
-
Conselho Curador realiza primeira reunião de 2026
- 09/01/2026
-
Funprev Bauru abre inscrições para vagas de estágio
- 07/01/2026
-
-
Conselho Fiscal realiza última reunião do ano
- 22/12/2025
