Notícias

Comitê analisa investimentos e adequações para CRP


Nº 1312 06/02/2026

capa

O Comitê de Investimentos da Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) realizou a quarta reunião ordinária do mandato em formato híbrido - presencial e online, nesta quinta-feira (5) e analisou dois processos.

A reunião contou com a participação do presidente da Funprev Gilson Gimenes Campos, do economista Luiz Gustavo Peres Macedo e do contador Andrei Quaggio dos Santos.

O Comitê verificou as rentabilidades parciais do mês de fevereiro, dos principais indicadores do mercado financeiro, conforme informações obtidas na plataforma da consultoria Crédito & Mercado. O Comitê observou retornos positivos no mês, nos indicadores de renda fixa de curto prazo e no Ibovespa (ações). Os índices de renda fixa de médio e longo prazo e o S&P 500 (investimento no exterior), apresentaram retornos negativos no mês. No acumulado no ano, todos os indicadores estão positivos, com exceção do IDKA IPCA 20 anos (renda fixa).

Os participantes analisaram os impactos da nova Resolução 5272/2025, do Conselho Monetário Nacional, para novas aplicações financeiras e observaram que o fundo Caixa FI Topázio Corp. Referenciado DI foi o mais bem ranqueado entre os demais fundos oferecidos pela Caixa Econômica Federal. O comitê sugere que o fundo seja credenciado para receber novos investimentos.

Quanto ao processo sobre o registro de dados no Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social (CADPREV), o Comitê devolveu o processo para a Diretoria Financeira, para que eles possam continuar as adequações que são necessárias para o registro das informações na plataforma do Governo Federal. As adequações visam regularizar o extrato previdenciário e possibilitar a renovação do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP).

O Certificado de Regularidade Previdenciária comprova que a Fundação cumpre com as normas federais na gestão dos recursos da Funprev, garantindo equilíbrio financeiro e legal. O CRP é obrigatório para receber transferências, estabelecer convênios e empréstimos, e realizar operações de crédito federais.

A próxima reunião está agendada para 12/2, às 9h. A íntegra da ata está disponível em: http://www.funprevbauru.sp.gov.br/new/transparencia/ata/comite-de-investimentos
 

494643_20260206.jpg