Funprev publica instruções para descontos facultativos
Nº 1262 23/09/2025
A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) informa que foram publicadas duas instruções normativas com o objetivo de disciplinar os descontos facultativos em folha de pagamento, para auditoria e procedimentos para aplicação de descontos. As instruções estão vigentes e foram publicadas no Diário Oficial desta terça-feira, 23 de setembro.
A Instrução Normativa nº 13/2025 estabelece auditoria interna periódica dos descontos, com análise por amostragem, cruzamento de dados entre folha de pagamento e autorizações formais, além do registro técnico das revisões realizadas e plano de ação para correções.
A Instrução Normativa nº 14/2025 define os procedimentos para aplicação de descontos em benefícios previdenciários, com base na legislação vigente e nas boas práticas de governança pública. O normativo contempla a exigência de autorização prévia dos beneficiários e os mecanismos formais para contestação, assegurando o devido processo administrativo.
Essas instruções foram elaboradas com base nos apontamentos técnicos do TCE – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo para dar mais transparência e segurança nos descontos facultativos em folha de pagamento, realizados pelos RPPS – Regimes Próprios de Previdência Social.
Os apontamentos do TCE indicam que os Regimes Próprios de Previdência Social devem promover a revisão imediata dos descontos e sua conferência regular e que também devem editar normas operacionais para prevenir impropriedades, especialmente em descontos associativos sobre benefícios previdenciários.
A Funprev reforça que já adota medidas de segurança nos processos de consignação e que essas normas visam aprimorar os controles existentes, garantindo maior transparência, conformidade e proteção aos beneficiários.
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