Notícias

Março promove campanhas de combate a dois tipos de câncer


Nº 1024 05/03/2024

capa

A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru – Funprev volta a alertar seus segurados acerca da importância da promoção da saúde. O mês de março é dedicado a conscientização do câncer do colo do útero (março lilás) e do colorretal (março azul-marinho). Esses dois tipos de câncer estão entre os que mais atingem os brasileiros.

MARÇO LILÁS
A campanha “março lilás” visa a importância da prevenção contra o câncer do colo do útero. Também conhecido como câncer cervical, ele é causado pela infecção persistente do vírus HPV, o Papilomavírus Humano.

De acordo com o Ministério da Saúde, a prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo vírus HPV. Por ser sexualmente transmissível, o uso de preservativos durante a relação sexual, além da realização do exame preventivo, o Papanicolau, são medidas que contribuem para a diminuição do risco de contágio.

Além disso, desde 2017, o Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, a vacina tetravalente contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Essa vacina reduz em 70% os casos de câncer do colo do útero.

O desenvolvimento da doença é lento, podendo não apresentar sintomas em sua fase inicial. Já nos estágios mais avançados, a mulher deve estar atenta a alguns sintomas. Entre os principais estão sangramento vaginal, secreção vaginal anormal, dor durante a relação sexual, dor abdominal e queixas urinárias ou intestinais.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tipo de câncer é o terceiro mais recorrente entre as mulheres no Brasil, ficando atrás somente do câncer de mama e do colorretal.

MARÇO AZUL-MARINHO
O combate do câncer colorretal é promovido pela campanha “março azul-marinho”. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que a cada ano, surgem no Brasil mais de 40 mil novos casos da doença. Pessoas com mais de 50 anos, sedentárias, com excesso de gordura corporal e com alimentação pobre em fibras são os principais públicos atingidos pela doença.

O Ministério da Saúde alerta que sua detecção precoce aumenta as chances de um tratamento bem-sucedido. Para isso podem ser realizados exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce).

Entre os sintomas deste câncer estão sangramento nas fezes, massa abdominal, dor abdominal, perda de peso e anemia, e mudança de hábito intestinal. Já para a sua prevenção, a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável são fundamentais.

609300_20240305.png