Conselho Fiscal faz 24ª reunião do ano para acompanhamento da Funprev

Nº 847 08/12/2021

O Conselho Fiscal realizou na terça-feira (7) a 23ª sessão ordinária do ano, para acompanhar as ações da Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev). O órgão se reúne quinzenalmente para verificar os cumprimentos dos deveres legais.

A reunião foi feita presencialmente, respeitando todos os protocolos sanitários em relação à COVID-19.

Além dos membros do Conselho - Soraya Goes (presidente), Cristiane Santos, Elson Reis, Lucas Tauil e Rubens Souza - também estava presente Louise Cândido, a Diretora da Divisão Administrativa da Funprev.

Sem pendências, os presentes fizeram a leitura das atas do Comitê de Investimentos e do Conselho Curador.

Primeiramente, o órgão recebeu e fez a análise dos boletins financeiros referentes aos meses de agosto, setembro e outubro de 2021. O primeiro foi aprovado nos termos do manual Pró-Gestão do RPPS, mesmo com a manifestação do Comitê de Investimentos de que dificilmente a rentabilidade da carteira atingirá a meta em razão do cenário econômico.

Já referente aos meses de setembro e outubro foram analisados juntamente com o economista da Fundação, Luiz Gustavo, e foi observada uma oscilação negativa nesses meses, gerando um percentual negativo de 0,32% no ano. O Conselho aprovou os boletins, observando um desenquadramento passivo no fundo multimercado e que isso deverá ser corrigido ainda em dezembro de 2021.

Na sequência os presentes tomaram conhecimento do parecer do Núcleo de Gerenciamento de Investimentos referente às análises dos Investimentos do 2º e 3º trimestres de 2021. O Conselho Fiscal recebeu também os autos sobre a descrição da função de confiança: secretária da presidência, com o parecer da Procuradoria Jurídica da Funprev e acompanhará o andamento.

Finalizando a reunião, o órgão recebeu os autos referentes aos convênios Mongeral Seguros e Previdência e do Farmacentro. Os documentos acompanhavam o parecer jurídico, da Divisão Administrativa e a aprovação de celebração do convênio pelo Conselho Curador. Além disso, tomou ciência do ofício 150/2021, enviado à Prefeitura Municipal de Bauru reiterando as providências para o equacionamento do déficit atuarial, conforme já questionado em outros documentos.

O Conselho ainda ficou ciente do Decreto 15.740/2021 que altera os membros suplentes e titulares do Conselho Fiscal, com a adição de Michele Correa entre os titulares. Os suplentes são: Valderez Cardoso, Rosemeire Pinto, Carlos Augusto de Oliveira, Cristiano Zamboni, Ricardo Senfuegos e Marcela Palaro.

Sem mais, o Conselho Fiscal registrou a presença do Diretor da Divisão Financeira, DIogo Nunes Pereira, e de Luiz Gustavo, do Núcleo de Gerenciamento de Investimentos, além dos outros membros. Foi feito o convite para uma reunião extraordinária no dia 13 de dezembro de 2021, segunda-feira, e para a próxima sessão ordinária no dia 20 de dezembro.

122792_20211209.jpeg398199_20211209.jpeg