Notícias

Funprev divulga resultado consolidado das aplicações financeiras de 2025


Nº 1304 22/01/2026

capa

A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) divulga o resultado consolidado das aplicações financeiras no ano de 2025. As informações estão no relatório de investimentos elaborado pela empresa Crédito & Mercado, contratada pela Funprev para fazer uma consultoria dos investimentos.

De acordo com o relatório, a Funprev fechou 2025 com R$ 507.984.581,46 na carteira. O dinheiro está distribuído entre sete fundos de investimentos, letras financeiras e títulos públicos federais. A distribuição dos investimentos segue a Política de investimentos da Fundação que determina que os recursos devem ser alocados de forma que seja possível superar a meta atuarial e garantir a manutenção do seu equilíbrio econômico-financeiro e atuarial, tendo sempre presentes os princípios da boa governança, da segurança, rentabilidade, solvência, liquidez, transparência e diversificação.

Atualmente, 100% dos recursos estão alocados em renda fixa, para garantir a segurança dos investimentos em caso de alguma situação deficitária da Fundação e também devido a alta da taxa Selic e do custo de oportunidade entre o risco e o retorno em outros segmentos que não tem o mesmo rendimento.

A rentabilidade da carteira em 2025 foi de 13,24% contra os 9,60% da meta atuarial. Os investimentos da Funprev estão bem acima da meta e demonstram um bom gerenciamento dos recursos, resultando em um retorno de R$ 60.508.906,45 para o caixa previdenciário da Fundação.

As perspectivas apontadas pelo relatório indicam a manutenção dos investimentos em renda fixa para aproveitar os melhores retornos financeiros da taxa Selic em alta. Se houver uma boa oportunidade, com baixo risco, uma parte dos recursos pode ser direcionada para renda variável. Mas essa decisão somente será tomada se o cenário for promissor, uma vez que a conjuntura econômica e política doméstica e global podem trazer incertezas e volatilidade. Por isso, será necessário acompanhar os cenários e eventos como eleições no Brasil, conflitos regionalizados, política econômica dos EUA e o nível de crescimento da China.

330715_20260122.jpeg