Funprev recebe relatórios gerenciais da carteira de investimentos de 2022

Nº 905 22/03/2023

A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) recebeu parecer técnico realizado pela empresa Crédito & Mercado, com o ranking das performances da carteira de investimentos comparado a de outros institutos de previdência, entre 2020 e 2022.

Com resultados apurados em janeiro, os números das aplicações financeiras da Fundação apontaram uma rentabilidade de 2,92%, enquanto a meta atuarial para 2022 era de 10,81%. O relatório fundamenta a análise desses números através do cenário nacional e internacional no ano. Entre os de maior impacto, a crise econômica global desencadeada pela pandemia, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, e o conturbado ambiente polí­tico devido as eleições no paí­s.

Comparando as rentabilidades da Funprev nos anos anteriores, em 2020, a carteira de investimentos terminou o ano com rendimentos positivos na ordem de 4,85%, enquanto a meta atuarial foi de 10,62%. Já os números de 2021 apontaram para retornos de 1,67% contra uma meta atuarial de 15,96%.

O parecer técnico ainda detalha o desempenho dos investimentos da Funprev ao longo do ano de 2022. Outubro foi o mês de maior rentabilidade, com um retorno de 3,10%. Em junho, devido ao comportamento do mercado quanto ao risco fiscal e ao aumento do preço dos alimentos, o IBOVESPA registrou uma queda de 11,50%, o que contribuiu para o retorno negativo de 2,41% í  Fundação.

Durante esse perí­odo atí­pico, caracterizado pelo aumento do risco no mercado global, a alta da inflação e da taxa de juros no cenário econômico internacional impactou na carteira da Fundação diante de sua exposição nesse segmento, de aproximadamente 15%.

Ficou evidenciado através do ranking, que os retornos dos investimentos da Funprev nesse perí­odo acompanharam os demais regimes de previdência de grande porte, í queles com perfil de investimentos no longo prazo, e aplicações diversificadas em indicadores, inclusive de maior risco.

Para 2023, após recuperação parcial do segmento de renda variável e do mercado externo acumulado nos últimos meses, em janeiro, a Funprev efetuou movimentação significativa com resgates nos segmentos com maiores riscos diante das perspectivas cautelosas e, aproveitando as oportunidades da renda fixa nesse exercí­cio, com possibilidade de retorno acima da meta atuarial e maior liquidez, aumentou as aplicações nesse segmento, com expectativas reais de resultados superiores aos obtidos em 2022, e ainda, proteger a carteira de investimentos da volatilidade.

O resultado parcial da evolução da carteira neste primeiro bimestre de 2023, aponta para uma rentabilidade de 1,91%, que representa aproximadamente 89% da meta atuarial para este exercí­cio.

853064_20230322.jpeg