Notícias

Funprev cumpre metas e eleva ní­vel de gestão previdenciária


Nº 867 27/12/2022

capa

A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) conquistou o certificado de ní­vel II do Pró-Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Em auditoria realizada pelo Instituto Totum, na sexta-feira, dia 23, ficou estabelecido que a fundação cumpriu todas as ações determinadas pelo Programa de Certificação Institucional. O Pró-Gestão RPPS tem entre os seus diversos objetivos, o aperfeiçoamento da administração previdenciária.

O Manual do Pró-Gestão RPPS estabelece que as ações a serem trabalhadas pelos RPPS são divididas em quatro ní­veis de aderência que possuem diferentes graus de complexidade, o primeiro mais simples e o último mais complexo. Ao todo são estabelecidas 24 ações para obter o quarto ní­vel de certificação institucional, para o segundo, a Funprev necessitava cumprir apenas 19.

Em auditoria realizada na sede da Funprev, a avaliação da entidade certificadora, o Instituto Totum, determinou que a fundação cumpriu todas as 24 ações, sendo assim concedida a certificação solicitada, de ní­vel II, que será emitida pelo próprio Instituto Totum e enviada a Secretaria de Previdência, através do CADPREV.

Além do reconhecimento das boas práticas de gestão, atestando maior transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade, a evolução no grau da certificação possibilita a Funprev maior acesso a determinados produtos de investimento que expande conforme o ní­vel em que o RPPS se encontra.

Participaram da reunião final da auditoria, além do Auditor lí­der do Instituto Totum, José Luí­z da Silva Júnior, os seguintes representantes da Funprev: José Ricardo Ortolani - Presidente, Michel Rodrigo Camargo - Procurador, Andrei Quaggio dos Santos – Contador, Louise Adeline Carvalho Candido - Diretora da Divisão Administrativa e Tamiris Carolina Cardoso – Controladora Interna da Funprev.

A certificação institucional possui validade de 3 anos podendo ser solicitada alteração em seu ní­vel para um superior, após 1 ano da emissão da certificação vigente.