Comitê de Investimentos realiza encontro semanal nesta quinta

Nº 831 12/08/2021

Na manhã desta quinta-feira (12), o Comitê de Investimentos da Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) realizou sua 26ª sessão ordinária.

Em formato híbrido - com membros participando presencial e remotamente (por meio da plataforma Zoom Meeting) -, a reunião respeitou todas as medidas de distanciamento social e os protocolos sanitários relativos à pandemia de Covid-19.

Estavam presentes quatro dos cinco integrantes do Comitê de Investimentos - Márcia Oliveira (presidente), Diogo Pereira (secretário), Gilson Campos e Alexandre Costa -, Luiz Macedo (economista) e três membros do Conselho Curador, David Françoso (presidente do órgão), José Ortolani e José dos Santos.

Responsável por auxiliar nas tomadas de decisões acerca de movimentações e na fiscalização financeira da autarquia, o Comitê iniciou as atividades consultando as rentabilidades parciais dos principais indicadores de rendas fixa e variável até o fechamento mais recente (no caso, 11 de agosto), a partir das informações obtidas pela plataforma Consultoria Crédito & Mercado.

Verificou-se performance negativa na maioria dos indicadores de renda fixa, com exceção do CDI e do IRF-M1. As rentabilidades, porém, estão positivas no principal indicador de renda variável, o Ibovespa, e no S&P 500 (que se trata de um investimento no exterior).

Sobre o Fundo de Investimento em Participações (FIP) Caixa Incorporação Imobiliária, o Comitê tomou ciência do ofício encaminhado pela Funprev à Caixa Econômica Federal com agendamento de reunião. E, em concordância, sugeriu a remessa de um novo ofício ao banco, seguindo as orientações e modelo da Crédito & Mercado.

Já a respeito dos apontamentos da fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Estado de São Paulo, os integrantes optaram por acompanhar o posicionamento do Núcleo de Investimentos e sugeriu o encaminhamento do caso à Controladoria Interna e aos Conselhos Fiscal e Curador para prosseguimento.

No que se refere à análise dos investimentos do 2º trimestre de 2021, o Comitê recebeu o parecer exarado pelo Núcleo de Investimentos com recomendação de monitoramento dos fundos Sulamérica Equities FIA e Bradesco Selection FIA, devido às suas rentabilidades no acumulado de 24 meses. O secretário solicitou o processo para avaliação em relação ao fechamento do mês de agosto/2021 e eventuais ações e/ou justificativas nos casos de resgate ou manutenção na carteira da Fundação.

Também a respeito dos relatórios de investimentos do 1º trimestre, diante da instrução do processo 1807/2021, que tem por objeto a análise do 2º trimestre dos investimentos da Fundação, ou seja, o mesmo assunto, o Comitê sugeriu o seu arquivamento após aprovação dos Conselhos.

O Comitê, ainda, discutiu pontos dos repasses mensais da Compensação Previdenciária (Comprev) em 2021. Ele tornou público o repasse de R$ 382.324,06 referente à competência de junho/2021, valor já creditado e aplicado em conta e fundo específicos para crédito desta natureza junto ao Banco do Brasil na última sexta-feira (06).

Encerradas as pautas, foi aberta a palavra aos presentes, tendo José dos Santos sugerido que o Comitê de Investimentos convide os membros do Conselho Curador para

participar da próxima reunião do Comitê, que terá por objeto tratar do processo dos estudos referentes à aquisição de títulos públicos federais. Proposta essa que foi recebida favoravelmente.

Sem mais a tratar, os integrantes do Comitê foram convocados para a próxima reunião do órgão, marcada para ocorrer no dia 19 de agosto (quinta-feira).

717079_20210812.jpg