Comitê de Investimentos discute a rentabilidade das finanças

Nº 811 24/06/2021

O Comitê de Investimentos da Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) reuniu-se, nessa quarta-feira (23), para a realização da 20ª sessão ordinária de 2021, última do mês de junho.

Com encontros semanais, o Comitê é o órgão responsável por auxiliar nas tomadas de decisões acerca dos investimentos e das movimentações financeiras da autarquia. Realizada em formato híbrido - com membros participando presencial e remotamente (por meio da plataforma Zoom Meeting) -, a reunião respeitou o distanciamento social e todos os outros protocolos sanitários relativos à pandemia de Covid-19.

Além dos cinco integrantes do Comitê - Márcia Oliveira (presidente), Diogo Pereira (secretário), Antonio Martinez, Gilson Campos e Alexandre Costa -, a reunião contou com a presença de Donizete dos Santos (presidente da Funprev), Luiz Macedo (economista da Fundação), José Santos (membro do Conselho Curador) e David Françoso (presidente do Conselho Curador).

Para iniciar o encontro, o Comitê consultou as rentabilidades parciais no mês de junho dos principais parâmetros de rendas fixa e variável, tendo como base as informações obtidas na plataforma da empresa de Consultoria Crédito & Mercado. Verificou-se uma performance negativa nos indicadores de renda fixa e positiva na principal referência da renda variável, o Ibovespa.

Em seguida, com os autos do Relatório do 1º trimestre 2021, pontuou-se a evolução positiva dos fundos Bradesco Selection FIA e Sulamérica Equities FIA. Já considerando a proximidade do encerramento do 2º trimestre, o Comitê decidiu manter o monitoramento dos fundos e avaliar os resultados da rentabilidade de ambos após o fechamento do semestre.

Sobre os Boletins Financeiros de 2021, o Comitê tomou ciência da manifestação do Núcleo de Investimentos em relação aos desenquadramentos ocorridos nos fundos multimercados e no fundo Caixa Brasil IDKA IPCA 2A. Também foi apresentada a análise das sugestões do órgão ao Conselho Curador sobre a correção dos percentuais da carteira.

O secretário do Comitê também informou que durante o mês de junho os recursos repassados pelo município, referentes às contribuições previdenciárias, já foram transferidos para a conta de benefícios junto ao Banco Bradesco e, por si, já corrigem esses percentuais.

Em relação à solicitação do Núcleo de inserir as justificativas no Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social (CADPREV) - tendo em vista que o desenquadramento acarretará na notificação de alerta por parte da Secretaria de Previdência -, o Comitê entendeu plausível mencionar que o volume que superou o limite da Resolução, além de baixo, foi momentâneo devido aos créditos da Prefeitura de Bauru para a Funprev terem ocorrido no final do mês de maio e que tais valores já foram adequados no mês de junho, sem prejuízo operacional ou financeiro à Fundação.

Diante do exposto, o órgão verificou a aderência da carteira de investimentos à Política de Investimentos, com exceção desses desenquadramentos (que serão corrigidos com as movimentações a serem aprovadas pelo Conselhos Curador) e encaminhou-se o processo aos Conselhos para a aprovação do relatório de maio nos termos do manual do pró-gestão.

Por fim, analisou-se o fluxograma referente à elaboração e aprovação da Política de Investimentos, parte do Plano de Ação Anual do Comitê. Aprovado, o manual deve ser encaminhado para os setores responsáveis, conforme ofício nº 11/2021 da Presidência da Funprev.