Funprev apresenta na Câmara resultado atuarial de 2023

Nº 1044 09/04/2024

Nesta quarta-feira, 10, a Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) apresentará em audiência pública o relatório oficial da avaliação atuarial relativo a 2023. O parecer elaborado pela empresa Actuarial que já está em posse da Fundação, indicou um superávit oficial de R$ 38.686.934,14, superando o resultado dos nove exercícios anteriores.

A avaliação foi realizada com base em portarias do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) que preveem o acompanhamento atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Utilizou-se os dados cadastrais e financeiros posicionados em 31/12/2023.

A Funprev contou com uma projeção aproximada de R$ 5,394 bilhões no custo total dos benefícios previdenciários de todos os atuais e futuros servidores de Bauru. Os atuais direitos do plano expressaram um valor de R$ 2,781 bilhões, o que indicou um déficit base de R$ 2,613 bilhões.

Devido as receitas futuras esperadas do plano de equacionamento da Lei Municipal nº 7.115/2018, o valor amortizado chegou ao superávit de R$ 38,6 milhões, que representa 1,06% das futuras remunerações dos servidores ativos.

No comparativo com os dois anos anteriores, a avaliação apontou diversas causas para o resultado. Entre elas, destaca-se a redução da estimativa da compensação a receber sobre benefícios concedidos, a introdução da hipótese de diferimento médio de benefícios a conceder e a rentabilidade anual de 13,31% no ano de 2023, acima da meta de 9,77%. Com o cenário positivo, a empresa recomendou a manutenção dos planos de equacionamento em vigor.

O resultado oficial foi enviado ao Executivo e Legislativo. A audiência pública para apresentação e discussão acerca do relatório acontece nesta quarta-feira, 10, a partir das 14h, na Câmara Municipal de Bauru. Para transparência, a Funprev disponibiliza o estudo pelo link http://www.funprevbauru.sp.gov.br/new/transparencia/c%C3%A1lculo-atuarial.

158311_20240409.jpeg