Funprev recebe última prévia do cálculo atuarial com superávit

Nº 1040 27/03/2024

A Comissão de Análise da Avaliação Atuarial discutiu em sessão ordinária na quinta-feira, 21, a terceira e última prévia do resultado do cálculo atuarial do exercício de 2023. Os números apontam superávit atuarial de R$ 38 milhões. O estudo foi feito pela empresa Actuarial - Assessoria e Consultoria Atuarial, que presta assessoria à Funprev.

O encontro foi iniciado com a explanação do atuário, Luíz Cláudio Kogut, sobre os dois pontos que geraram alteração no resultado atuarial desde a primeira prévia apresentada, até a última. O primeiro ponto abordado foi o impacto do cálculo das compensações previdenciárias nas prévias apresentadas.

Na sequência, foi levantada a questão do tempo de diferimento, período correspondente ao dia em que o segurado obtém o direito ao benefício até o momento efetivo da sua concessão. Junto a essa discussão, Kogut ainda abordou as informações acerca dos abonos de permanência concedidos anualmente, que influenciou em um superávit de R$ 38 milhões, da segunda para a terceira prévia.

Durante a reunião, o atuário esclareceu as dúvidas dos membros sobre os dois pontos abordados. O momento ainda contou com discussão sobre os desafios futuros para o aperfeiçoamento de outras informações que deverão constituir a base de dados dos Regimes Próprios.

Antes do encerramento da sessão, os membros ficaram cientes dos prazos a serem cumpridos para homologação da prévia, envio do relatório oficial, entrega do Demonstrativo de Resultados da Avaliação Atuarial (DRAA), entre outros pontos.

HOMOLOGAÇÃO DA PRÉVIA ATUARIAL
As discussões sobre a homologação da prévia seguiram durante os dias seguintes a 3ª sessão ordinária. A maioria dos membros da Comissão se manifestou de acordo com a última prévia do cálculo atuarial apresentada pelo atuário.

A ata da 3ª sessão ordinária da Comissão do Cálculo Atuarial apresenta detalhadamente as discussões e decisões realizadas durante o encontro e nos dias seguintes. Para conferi-la basta acessar http://www.funprevbauru.sp.gov.br/new/transparencia/comiss%C3%A3o-de-an%C3%A1lise-da-avalia%C3%A7%C3%A3o-atuarial.

Nesta semana, a Funprev apresentará o relatório final aos Conselhos Curador e Fiscal. Uma audiência pública está agendada para o dia 10/04, às 14h, na Câmara Municipal, para apresentação do cálculo atuarial.

180993_20240327.jpeg