Comissão segue trabalhos com prévia do cálculo atuarial da Funprev

Nº 1037 20/03/2024

A Comissão do Cálculo Atuarial da Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) se reuniu na última sexta-feira, 15, em sessão híbrida (presencial/virtual). Membros dos Conselhos Curador e Fiscal, representantes do Executivo, DAE, Câmara, Sindicato da categoria e da própria Funprev, realizaram o 2º encontro para dar continuidade as pautas da Comissão.

No início da reunião os membros ficaram cientes de que uma nova prévia, com correções de dados que foram identificados, foi encaminha pelo atuário. Também foi incluída uma terceira proposta de equacionamento do déficit, por meio da revisão dos aportes anuais da Lei 7754/2023.

Durante a sessão, os membros da Comissão se manifestaram a respeito de diversos pontos que envolvem o estudo atuarial. Entraram em discussão o sistema de compensação previdenciária e estimativas sobre o impacto da redução da taxa de juros da meta atuarial. Também houve questionamentos acerca dos possíveis reflexos no cálculo atuarial dos servidores que adiam suas aposentadorias.

A Comissão do Cálculo Atuarial chega à sua 2ª reunião ordinária em 2024, com a missão de analisar e desenvolver estratégias para equacionar a hipótese de déficit atuarial data base 31/12/2023. Uma audiência pública está agendada para o dia 10/04, às 14h, na Câmara Municipal de Bauru, para a apresentação da avaliação atuarial do exercício de 2023.

475417_20240320.jpg868002_20240320.jpg