Notícias

Comitê de Investimentos discute realocação de recursos


Nº 1239 14/07/2025

capa

O Comitê de Investimentos da Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) realizou a 19ª reunião ordinária do mandato em formato híbrido, na última quinta-feira (10). O economista Luiz Gustavo Peres Macedo participou da reunião junto aos membros titulares.

Os membros verificaram as rentabilidades parciais dos principais indicadores do mercado financeiro, utilizando a data base de 9/7, e observaram retornos positivos no mês nos indicadores de renda fixa de curto prazo e negativos nos demais. O Ibovespa, principal indicador de renda variável doméstico, apresenta retorno negativo no mês e o S&P 500, de investimento no exterior, apresenta retornos positivos no período. No acumulado do ano, todos os indicadores apresentam rentabilidade positiva.

Em seguida, o Comitê retomou as discussões sobre a transferência de recursos alocados na conta da Caixa para outras instituições financeiras, acompanhando a sugestão apresentada pelo Núcleo de Investimentos e ratificada pela Diretoria Financeira. A decisão considerou estudos que indicaram a inexistência de impedimentos legais para a movimentação, ressaltando a competência da Divisão Financeira se manifestar sobre valores, origens e destinos, por ser responsável pelo planejamento financeiro da Fundação.

Na próxima reunião, o colegiado continuará analisando possíveis realocações. A recomendação é manter uma estratégia conservadora, priorizando a rentabilidade dos títulos públicos federais com vencimento entre 2026 e 2027. A decisão final, no entanto, dependerá da manifestação da Divisão Financeira sobre as projeções de saldo para 2025 e 2026.

O Comitê volta a se reunir no dia 17 de julho, às 9h. A íntegra da ata está disponível em: http://www.funprevbauru.sp.gov.br/new/equipe/comite-de-investimentos.
 

127886_20250714.jpeg498444_20250714.jpeg