Notícias

Funprev recebe novo certificado de ní­vel de gestão previdenciária


Nº 885 18/01/2023

capa

A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) recebeu o certificado de ní­vel II do Pró-Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Em auditoria realizada pelo Instituto Totum em dezembro do ano passado, a Fundação alcançou todas as metas estabelecidas pelo Programa de Certificação Institucional e elevou o ní­vel de gestão previdenciária.

Com o objetivo de incentivar os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) a adotar melhores práticas em sua administração, a Secretaria de Previdência instituiu o Programa de Certificação Institucional e modernização da gestão RPPS. O manual que rege o Programa pode ser acessado pelo link www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/previdencia-no-servico-publico/pro-gestao-rpps-certificacao-institucional e divide as metas a serem trabalhadas pelos RPPS em quatro ní­veis de aderência que possuem diferentes graus de complexidade, o primeiro mais simples e o último mais complexo.

A Funprev havia solicitado a certificação de ní­vel II, necessitando cumprir 19 das 24 ações relacionadas a Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária. Em auditoria com a entidade certificadora, o Instituto Totum identificou que a Fundação cumpriu 100% das metas.

Com o certificado em mãos, além do reconhecimento das boas práticas de gestão, que contribuem para a transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade, a Funprev ainda alcança maior acesso a determinados produtos de investimento, conforme o ní­vel em que o RPPS se encontra.

A certificação possui validade até janeiro de 2026 podendo ser solicitada nova avaliação para elevação do ní­vel, após 1 ano da emissão da certificação vigente.

811348_20230118.jpg