Funprev apresenta resultado atuarial de 2023 em audiência pública

Nº 1048 11/04/2024

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (10), na Câmara Municipal, a Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) apresentou o relatório oficial da avaliação atuarial, com data-base em 31/12/2023.

A audiência foi dividida em dois momentos. O primeiro contou com a apresentação do atuário Luiz Claudio Kogut acerca dos fatores que influenciaram positiva ou negativamente no cálculo atuarial de 2023. O atuário abordou a massa segurada do ente, chamando a atenção para a contratação de servidores no período. Também foram tratados a redução da taxa de juros e a estimativa da compensação previdenciária.

Destaque para o estudo do diferimento de aposentadoria, referente ao período correspondente ao dia em que o segurado obtém o direito ao benefício até o momento efetivo da sua concessão. O levantamento permitiu o embasamento técnico necessário para entender o impacto do diferimento no resultado atuarial.

Dados os métodos e hipóteses do cálculo, foi exposta a situação atuarial da Funprev em 2023. Com a soma de receitas superior as despesas estimadas, foi apresentado um superávit apurado de R$ 38,6 milhões. O atuário chamou atenção para a necessidade de se manter as leis de equacionamentos vigentes, essenciais para o resultado observado.

Após o momento de apresentação dos dados, foi aberta a palavra aos presentes para dúvidas, contestações e comentários respondidos pelo presidente David José Françoso e o atuário.

Estiveram presentes na audiência os vereadores Lokadora, Estela Almagro e Guilherme Berriel. Pelo Executivo, participaram os secretários da Administração, Cristiano Zamboni, e de Finanças, Everton de Araújo Basílio, e o chefe de Gabinete da prefeitura, Roger Barude. Membros do Conselho Curador, Conselho Fiscal e gestores da Divisão Financeira da Fundação, além dos demais representantes da Comissão do Cálculo Atuarial, também participaram.

A exposição dos dados atuariais da Funprev atende às normas do Pró-Gestão RPPS que estabelece maior transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. A audiência está disponível na íntegra pelo link https://legisvideos.bauru.sp.leg.br/video/1645.

326457_20240411.jpeg641147_20240411.jpeg