Funprev supera meta atuarial no primeiro semestre

Nº 946 19/07/2023

A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (Funprev) fechou o mês de junho com retorno de 6,66% em sua Carteira de Investimentos, equivalente a R$ 29.253.505,93, o maior do ano. Em um semestre marcado por um cenário polí­tico e econômico de incertezas, a Fundação superou a meta atuarial, estipulada em 5,34%.

Os í­ndices de junho foram primordiais para o desempenho positivo neste primeiro semestre. A Funprev encerrou o mês com um saldo de R$ 451.478.882,89, superior ao do iní­cio do ano, quando o ente abriu 2023 com saldo de R$ 442.489.269,76.

O resultado também é consequência de um série de movimentações na carteira da Fundação. Com o objetivo de protegê-la ao máximo e evitar impactos negativos no cálculo atuarial do próximo ano, o Comitê de Investimentos, em conjunto com o Núcleo de Investimentos, formalizou as propostas que prontamente foram acatadas pelo Conselho Curador durante o mês de maio.

Atualmente a Funprev conta com 25 fundos aplicáveis, entre indicadores de renda fixa e variável, distribuí­dos em 13 gestores. Nesse primeiro semestre, os indicadores de renda fixa corresponderam a 90% das aplicações do ente. Já os de variável, que contam com os fundos de ações, multimercados e investimentos no exterior, foram equivalentes a 10%.

Apesar do cenário positivo, a Funprev ainda necessita resgatar mensalmente aproximadamente R$ 7,4 milhões da carteira, para suprir a diferença entre despesa e receita. Para o segundo semestre, a Fundação deve manter a maior parte dos seus recursos em fundos mais conservadores, mas monitorando o mercado em busca de alternativas viáveis. A expectativa é de novos resultados positivos no restante do ano.

176829_20230719.jpeg