19/09/2019 |

Comitê de Investimentos da Funprev tem sessão ordinária

Nesta quinta-feira, 19/09, o Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) realizou a 27ª sessão ordinária do ano. Participaram os membros Eduardo Telles de Lima Rala, Antônio Carlos Batista Martinez, Diogo Nunes Pereira, Patricia Maria S. Cardoso e o economista Luiz Gustavo P. Macedo. O presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos, o presidente do Conselho Fiscal, José Aparecido dos Santos, e Márcia A. dos R. de Oliveira, servidora municipal, também participaram.

O Comitê verificou os principais indicadores de renda fixa e renda variável no mês corrente, até o fechamento do dia 17/09/2019, observando performance positiva tanto nos indicadores de renda fixa quanto nos indicadores de renda variável.

Sobre o processo que trata do Fundo FIDC Premium, o Comitê recebeu os autos, tomou ciência da retificação do extrato do mês de julho/2019 e do fato relevante, encaminhados via e-mail pelo administrador do fundo, e deliberou pela manutenção da sugestão de notificação pela Presidência, solicitando melhores esclarecimentos e detalhamentos da desvalorização da cota e, ainda, a convocação de assembleia geral de cotistas para tratar do assunto.

Quanto à estratégia da carteira de investimento para o 2º semestre, o Comitê recebeu o processo e deliberou por manter o patamar definido no 1º semestre em 92.500 pontos como marco obrigatório para aporte em fundos de ações em 1% do total da carteira. Acima desse índice, será facultativo o aumento da exposição considerando a análise de mercado.

O Comitê recebeu o processo referente ao comparativo de fundos Bradesco e verificando a documentação juntada pela Divisão Financeira, observou que as movimentações do referido fundo seguiram os critérios técnicos quanto a prazo (12, 24 e 36 meses), bem como rentabilidade, risco, sharpe e taxa de administração, onde pode se certificar que os fundos Bradesco FIC FI RF Alocação Dinâmica e Bradesco H FI RF Nilo ficaram ranqueados em quarto lugar conforme documentação juntada.

O Comitê recebeu da Presidência da Funprev um comunicado sobre a abertura para captação de um fundo Multimercado, da Caixa Econômica Federal, com prazo para aplicação de 23/09/2019 até 04/10/2019. O Comitê sugeriu o envio ao Núcleo de Investimentos para análise após o protocolo do referido documento.

Finalizando, sobre a análise e estudo do fundo Caixa FIP Incorporação Imobiliária, o Comitê recebeu o processo e considerando que a amortização se dará antes da próxima reunião do Conselho Curador, sugeriu a aplicação momentaneamente em um fundo de fluxo de caixa a fim de garantir a rentabilidade do montante a ser amortizado. Adicionalmente, o Comitê sugeriu que a análise efetuada pelo Núcleo quanto à indicação para aplicação no fundo Vinci Valorem Multimercado seja ponderada pelo membro deste Comitê, Sr. Diogo e se de acordo, restará sugerido ratificar o posicionamento do Núcleo.

A próxima reunião do Comitê de Investimentos ficou agendada para o dia 26/09, a partir das 09h00. As atas das reuniões ficam disponíveis em  http://www.funprevbauru.sp.gov.br/funprev_v2/conselhos/comite.php?s=atas .