Notícias

13/11/2019 11:49 |

Comitê de Investimentos da Funprev promove mais uma reunião

Como acontece semanalmente, o Comitê de Investimentos da Funprev (Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru) voltou a se reunir nesta terça-feira, 12/11, na 35ª sessão ordinária do ano. Participaram David José Françoso (presidente), Diogo Nunes Pereira, Donizete do Carmo dos Santos Márcia Araújo dos Reis de Oliveira, além do presidente da Funprev, Gilson Gimenes Campos, e do economista Luiz Gustavo P Macedo.

 

O Comitê registrou a ausência justificada dos membros Antônio Carlos Batista Martinez e Donizete do Carmo dos Santos. Posteriormente, verificou os principais indicadores de renda fixa e renda variável referente ao fechamento do dia 11/11/2019, observando performance positiva nos indicadores de renda fixa de curto prazo e negativa nos de longo prazo, além de rentabilidade positiva do principal índice da bolsa de valores, o IBOVESPA. No acumulado do ano, todos os indicadores apresentam rentabilidade positiva contribuindo para o resultado parcial no ano acima da meta atuarial.

 

Sobre a apresentação institucional do Banco do Brasil, o documento retornou para o Comitê para juntada no processo 2845/2019. Na sequência foi sugerida a remessa ao serviço de protocolo para atendimento. Quanto às lâminas dos fundos apresentados pela Grid, o Comitê tomou ciência e sugeriu o arquivo, o mesmo ocorrendo em relação ao Santander, lâminas atualizadas pós visita 17/10/2019.

 

O Comitê tomou ciência da estimativa da rentabilidade pela movimentação financeira, documento elaborado pela Actuarial Assessoria e Consultoria Atuarial. Quanto aos relatórios mensais dos investimentos da Funprev 2019, o Comitê recebeu os autos e tomou ciência do relatório referente ao mês de outubro/2019 com rentabilidade de 14,04% no ano ante 7,73% da meta atuarial no mesmo período. O Comitê aprovou o relatório de investimentos e sua aderência à Política de Investimentos para 2019 e encaminhou aos Conselhos Curador e Fiscal para ciência e aprovação.

 

Na sequência, sobre recursos para pagamento da folha de benefícios, o Comitê recebeu os autos e tomou conhecimento da manifestação da Divisão Financeira. Quanto à sugestão de fundo para manutenção dos recursos aplicados junto ao Banco Bradesco, visando os pagamentos dos benefícios, este Comitê em conjunto com o Núcleo de Gerenciamento de Investimentos, representado pelo economista Luiz Gustavo, acolheu a recomendação da Divisão Financeira de aplicação dos recursos no fundo Bradesco IDKA Pré2 até que nova mudança de cenário demande alteração na estratégia, recomendando remessa ao Conselho Curador para deliberação desse item e apreciação dos demais itens expostos nos autos.

 

O Comitê recebeu o processo referente à fiscalização TCE/SP nas contas do exercício 2018, que será avaliado na próxima reunião. Finalizando, sobre a estratégia da carteira de investimentos, o Comitê recebeu os autos e dando continuidade às discussões já iniciadas nas reuniões anteriores, deliberou por realizar reunião conjunta com os Conselhos Curador e Fiscal para deliberação da carteira de 2020.

 

A próxima reunião do Comitê de Investimentos ficou agendada para o dia 21/11a partir da10h00As atas das reuniões ficam disponíveis em http://www.funprevbauru.sp.gov.br/funprev_v2/conselhos/comite.php?s=atas .


Clique aqui para visualizar as imagens.