Conselho Monetário Nacional altera resolução sobre aplicações dos RPPS e Funprev vê medidas como positivas
Nº 217 20/10/2017
O Ministério da Fazenda, através do Conselho Monetário Nacional, divulgou nesta quinta-feira, 19/10, alteração na Resolução CMN nº 3.922, de 25 de novembro de 2010, que dispõe sobre as aplicações dos recursos dos Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS instituídos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
O CMN aprovou modificações para aperfeiçoar a norma e adequar a gestão de ativos dos RPPS às melhores práticas de investimentos, com incremento à austeridade, transparência e segurança nas aplicações dos correspondentes recursos. Existem aproximadamente 2105 RPPS de estados e municípios, com cerca de 10 milhões de segurados e R$ 135 bilhões em reservas aplicadas. A Fundação de Previdência dos Servidores Públicos Municipais Efetivos de Bauru (FUNPREV) está incluída.
As alterações incentivam uma maior qualificação profissional dos gestores e incluem requisitos para a contratação de prestadores de serviços dos RPPS, com o objetivo de deixar transparente para a sociedade os custos com a gestão dos correspondentes ativos.
São alterados alguns limites de aplicação em ativos, conforme o grau de risco, bem como inseridos condicionantes relevantes de diminuição de risco para aplicações em Fundos de Investimento em Participação (FIP) e em Direitos Creditórios (FIDC), como: exigência de experiência do gestor, informações para adequada avaliação dos riscos (balanços anuais auditados), adequada avaliação do risco (inclusive agência classificadora de riscos) e incentivos para aplicações em fundos com mais investidores (limitação de investimento de cada RPPS em 5% dos fundos com maiores riscos potenciais).
Somado a isso, eleva-se o limite de algumas modalidades (como fundos multimercado) e amplia-se o leque de ativos elegíveis para aplicação dos recursos dos RPPS, para que estes possam perseguir melhores rentabilidades, podendo investir também em: Certificados de Depósito Bancário (CDB) no limite garantido pelo Fundo Garantido de Crédito (FGC); e Fundos de Investimentos em Debêntures de Infraestrutura, para fomentar a investimentos relevantes para a economia.
Em linha com orientações jurídicas e técnicas recentes, foram excluídas as referências aos índices de rentabilidade de entidades privadas específicas. Permite-se, assim, investimentos em fundos de renda fixa e variável que sigam outros índices, o que possibilita a criação e a utilização de novos e variados índices.
Por fim, os Regimes que, em decorrência da entrada em vigor desta Resolução, passem a apresentar aplicações em desacordo com o estabelecido, poderão mantê-las em carteira por até 180 dias, a serem contados da publicação, ou em conformidade com os prazos de vencimento, resgate ou carência pactuados, se superiores a 180 dias.
FUNPREV
O Comitê de Investimentos da Funprev se reunirá nesta segunda-feira, 23/10, para analisar a nova Resolução do Conselho Monetário Nacional Nº 4604 de 19/10/2017 e seus efeitos para a carteira da Fundação, inclusive se haverá a necessidade de movimentações visando manter as aplicações legalmente enquadradas.
Num primeiro momento, a FUNPREV vê as alterações com bons olhos pois agregará aos Regimes Próprios de Previdência maior segurança nos investimentos e novas possibilidades de diversificação considerando que os limites de aplicações para alguns produtos de maior risco foram reduzidos, enquanto alguns de risco mais baixo foram ampliados.
Caso seja identificada a necessidade de mudança de estratégia, o Comitê, em conjunto com os economistas, irá propor ao Conselho Curador da entidade.
Fonte: Site do Ministério da Fazenda - HTTP://WWW.FAZENDA.GOV.BR/NOTÍCIAS/2017/OUTUBRO/CMN-ALTERA-RESOLUCAO-SOBRE-APLICACOES-DOS-REGIMES-PROPRIOS/VIEW
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FUNPREV/BAURU
Segundo Teste de newsletter do dia 12/12/2023...
Primeiro parágrafo de testeSegundo parágrafo de testeTerceiro parágrafo...
Teste de newsletter do dia 12/12/2023...
Esse é um teste de notícia para publicação...
Conselho Curador da Funprev realiza sessão extraordinária...
O Conselho Curador da Fundação de Previdência dos...
Conselho Fiscal da Funprev recebe processos em 19ª sessão...
Na manhã desta segunda-feira (16), o Conselho Fiscal...
Conselho Curador da Funprev tem 19ª reunião ordinária...
Os membros do Conselho Curador da Fundação de...
Comitê de Investimentos da Funprev promove reunião semanal...
Na manhã desta quinta-feira (5), o Comitê de...
Funprev esclarece sobre serviço de compensação previdenciária...
Uma das fontes de receita da Fundação de...
Comitê de Investimentos realiza última reunião de setembro...
Os membros do Comitê de Investimentos da Fundação...
Conselho Fiscal realiza nova sessão ordinária na Funprev...
Na manhã desta quarta-feira (27), os membros do...
Conselho Curador da Funprev chega a 18ª sessão ordinária...
Os membros do Conselho Curador da Fundação de...
Pesquisar Notícia
Notícias Relacionadas
-
- 12/12/2023
-
Segundo Teste de newsletter do dia 12/12/2023
- 12/12/2023
-
Teste de newsletter do dia 12/12/2023
- 12/12/2023
-
-
-